ReVar: Ferramenta gratuita da Receita Federal e B3 para apuração de IR sobre renda variável
- Atlantic Tax & Advisory
- há 6 dias
- 3 min de leitura
A Receita Federal e a B3 deram um passo importante rumo à simplificação fiscal com o lançamento do ReVar, uma nova calculadora digital voltada à apuração do imposto de Renda sobre operações de renda variável. A ferramenta já está disponível para investidores pessoa física e promete reduzir a complexidade e o risco de erros na hora de calcular e pagar o IR mensal.
O que é o Revar?
O ReVar é uma solução oficial lançada pela Receita Federal em parceria com a B3. Trata-se de um sistema digital gratuito que faz o cálculo automático do imposto sobre ganhos de capital obtidos em operações de ações, ETFs, FIIs e outros ativos de renda variável. Além disso, a ferramenta gera automaticamente o DARF a ser pago mês a mês e ainda pode pré-preencher os dados da sua declaração anual de Imposto de Renda (DIRPF).
O objetivo central da ferramenta é reduzir erros de preenchimento, atrasos no pagamento ou até omissões que podem levar à malha fina.
O programa estará disponível no Portal e-CAC, com dados operacionais consolidados diretamente pela B3 — desde que previamente autorizados pelo contribuinte.
Como funciona o Revar?
Importação automática de dados da B3.
Ao autorizar o compartilhamento de informações pela área logada da B3, o investidor permite que o ReVar tenha acesso direto aos dados das suas operações em Bolsa. Isso elimina a necessidade de lançar manualmente notas de corretagem e históricos de compra e venda.
Apuração mensal de IR
Com os dados integrados, o ReVar realiza a apuração mensal dos resultados, levando em conta limites de isenção (como os R$ 20 mil de vendas para ações), compensações de prejuízos anteriores e alíquotas corretas para cada tipo de operação (day trade, comum, etc.).
Geração do DARF e pré-preenchimento da DIRPF
Se houver imposto a pagar, o próprio sistema gera o DARF já preenchido, com vencimento no último dia útil do mês seguinte à operação. Além disso, no ano seguinte, os dados podem ser importados para a declaração anual do IR.
Atenção ao preço médio:
O cálculo do preço médio dos ativos será realizado pela calculadora ReVar. No entanto, para que esse processamento automático ocorra corretamente, é necessário que o próprio investidor insira inicialmente o seu preço médio de aquisição e valide o estoque atual de cada ativo diretamente na plataforma.
Essas informações são de responsabilidade individual do contribuinte. A partir desses dados iniciais, o sistema da Receita Federal aplicará os ajustes necessários com base em eventos futuros — como desdobramentos, bonificações ou movimentações de compra e venda — para atualizar o preço médio de forma automatizada.
Quem pode usar o ReVar?
Segundo a Receita Federal e a B3, nesta primeira fase o ReVar está disponível apenas para pessoas físicas que:
Realizam operações exclusivamente no mercado à vista, exceto ouro ativo financeiro;
Não operam com aluguel de ações;
Autorizaram o compartilhamento de informações pela área do investidor da B3.
A ferramenta ainda não atende investidores que operam todo tipo de derivativos (como opções e contratos futuros), nem quem possui CNPJ ou estruturas mais complexas.
Quando e onde usar?
A calculadora ReVar entrou em operação no final de dezembro de 2024 e já pode ser acessada por qualquer investidor que se encaixe nos critérios da versão inicial. O acesso é feito por meio da Área do Investidor da B3, e o uso da ferramenta é gratuito.
Além disso, a Receita informou que os dados lançados no ReVar poderão ser aproveitados para preencher a DIRPF 2025, trazendo ainda mais agilidade e segurança para quem investe.
Quer utilizar a ferramenta?
Se você ou seus colaboradores investem em renda variável, vale a pena testar a ferramenta – especialmente se ainda faz seus cálculos na planilha ou com base em notas manuais.
Comments